O que é engajamento nas redes sociais?

Dentro de uma estratégia de marketing, o engajamento é o indicador principal que vai revelar se suas ações são ou não eficientes na tarefa de se comunicar com o público.

Ele é medido por meio de um cálculo que considera a média de interações registradas dividida pelo alcance total da marca nas redes sociais.

Existe ainda outro uso para o termo, que leva em conta o quanto a equipe de uma empresa está envolvida no processo de produção.

Esse tipo de engajamento profissional é bastante importante para garantir um time alinhado e que age de maneira eficiente para atender bem o cliente.

Engajamento social x profissional

O termo “engajamento” carrega diferentes significados, dependendo do contexto.

Como mencionei, o engajamento profissional é aquele que podemos observar em equipes de trabalho, aqui, as pessoas executam suas tarefas em troca de uma remuneração preestabelecida.


A história é um pouco diferente na atuação voluntária ou filantrópica.

Nesse contexto, os indivíduos se engajam com as atividades que precisam ser feitas sem a expectativa de serem recompensados financeiramente.

O engajamento social, portanto, está ligado a todo aquele trabalho que é feito de maneira altruísta.

O que significa engajamento nas redes sociais?


Hoje em dia, olhar apenas para o tamanho do público conquistado já não é suficiente para avaliar a presença de uma marca na web.

Muito mais do que a contagem de seguidores, é o engajamento que vai ajudar você a medir a eficácia das suas ações em curto e médio prazo.