O Autismo e a vida social

2 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo


O dia 02 de abril é marcado pelo dia mundial da Conscientização do Autismo. O mês também é chamado de Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo. E hoje nós estamos trazendo este texto para falar um pouco sobre a importância deste assunto que ainda gera dúvidas em pais que têm filhos autistas.


Este texto foi escrito pela docente Célia Teixeira Gomes, formada em Matemática pela Uneb.

Pedagogia pela Uninter, e

Psicopedagogia pela Faveni



O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.


Vale lembrar que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica, pois quanto maior for o estímulo direcionado à criança autista, mais facilidades ela terá no meio social.


Porém, ainda é um desafio para os pais de crianças autistas mantê-los em um ensino regular, pois muitas escolas não têm em seu corpo docente, profissionais capacitados para lidar com tal especialidade.


Contudo, é perceptível o avanço na inclusão destas crianças especiais. Isso graças à luta de muitos pais que não medem esforços para verem seus filhos serem tratados com dignidade e recebendo todos os direitos que um ser humano merece.


Quando não conhecemos e não convivemos com o diferente, tudo fica difícil de compreender e colocamos barreiras para não nos incomodar. Mas quando entendemos que fazemos parte de um grande mosaico das diferenças humanas, percebemos que podemos fazer muito para aquela pessoa que antes era considerada um acidente da natureza.


Dessa forma, cabe a todos nós mudar a nossa percepção de humanidade, buscar conhecer e enxergar o autista como um ser humano incrível.



Célia Teixeira Gomes

Matemática - Uneb.

Pedagogia - Uninter

Psicopedagogia - Faveni

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo